Quem Somos

AASDA - Associação Amigos da Solidariedade "Dom Ávila"


Como surgiu:


Em 1995, Pe. Vanderlei Valentim da Silva, então pároco na Capelania Militar São Tomás de Aquino, em Campinas, SP, coordenava o “Projeto Sopão” semanal, junto a uma comunidade muito carente, no Jardim Eulina, em Campinas. A proximidade da Capelania com esse bairro, a situação de falta de recursos e o fato de já existir um trabalho social e espiritual com um grupo de pessoas da área, fez com que esse bairro fosse escolhido para se construir um local, onde a comunidade carente pudesse assistir à celebração de missas, realizar reuniões, as crianças pudessem ter aulas de catequese e outros cursos, etc. Surgiu, assim, a primeira
obra, a igreja Nossa Senhora Aparecida, fomentada com ajuda da Capelania S. Tomás de Aquino.


Após a conclusão dessa obra, em 1999, Pe. Valentim, conhecendo a realidade de enorme pobreza da região do Campo Grande, em Campinas, onde já havia trabalhado por 3 anos como seminarista, iniciou, com ajuda da comunidade São Tomás de Aquino, a construção da segunda obra: a igreja Santa Cruz, no bairro Santa Rosa.
Na própria Capelania São Tomás de Aquino não havia um local apropriado para as confraternizações da comunidade ou para as senhoras que costuravam os kits de enxoval para as mães carentes. As crianças assistiam aulas de catequese nas salas de aula da EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Em vista disso, a Capelania São Tomás de Aquino construiu, em 2002, o Salão Paroquial Irmã Margarida, em homenagem à uma irmã muito caridosa e querida na comunidade. Criou-se espaço para as aulas de
catequese, reuniões, cursos e para a pastoral da costura.


Em 2005, com a transferência de Pe. Valentim para São Paulo, um grupo de voluntários o procurou para dar continuidade a esse trabalho solidário. Assim, surgiu a AASDA, Associação Amigos da Solidariedade "Dom Ávila", inspirada no exemplo de vida de D. Geraldo do Espírito Santo Ávila, que com sua personalidade carismática e jeito simples de ser, sempre ajudou, preocupou-se e se dedicou aos pobres. D. Ávila ajudou a difundir a fé católica, construindo igrejas, capelas e estimulando a construção de escolas.


A AASDA foi fundada no dia 14 de novembro de 2005, coincidentemente no dia do falecimento de D. Ávila, com a missão principal de ajudar pessoas e comunidades menos favorecidas no aspecto espiritual e no auxílio de construção de Igrejas em locais carentes. 

O que faz:


A AASDA auxilia na construção de igrejas em regiões onde a comunidade não tem acesso a um espaço físico para participar de missas, realizar batizados, etc. Uma vez aprovado o projeto, a AASDA se responsabiliza pela aquisição dos materiais. A mão de obra fica por conta da comunidade que será beneficiada. Padre Valentim afirma que não se pode dar o peixe: as pessoas precisam se unir em mutirão e estar conscientes de que ajudam na construção de um bem comum, fazendo parte da obra. Com isso, a
AASDA contribui para que comunidades carentes tenham locais para missas, orações, catequese e para outras atividades como palestras, cursos, reuniões, oficinas, sendo a igreja o centro disso tudo. O resultado é uma comunidade fortalecida espiritual e

socialmente.

 

Como funciona:


A AASDA é formada por um grupo pequeno, mas atuante, de pessoas que auxiliam Pe. Valentim, presidente fundador da ONG, compondo um Conselho Administrativo e Fiscal.
O trabalho é anônimo e incansável. A diretoria voluntária realiza eventos para levantar fundos para a manutenção e realização das metas propostas de atendimento às pessoas e comunidades carentes. Também conta com a preciosa ajuda de associados que, mensalmente, contribuem financeiramente para a expansão desta pequena associação, porém GRANDE OBRA EVANGELIZADORA.

OBJETIVOS

Promover a assistência beneficente apoiando projetos que venham a auxiliar as necessidades das pessoas e comunidades carentes, bem como campanhas de doações. Estimular a parceria, o diálogo e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando, junto a outras entidades, de atividades que visem interesses comuns.

VISÃO

Pessoas unidas e integradas em comunidades se fortalecem para combater a violência, as drogas, gravidez precoce em adolescentes e estimulam o convívio comum, ações sociais, culturais e educacionais.

Aquilo que se constrói em comunidade é preservado e valorizado por todos.

MISSÃO

Possibilitar que comunidades carentes tenham direito a se reunirem em locais adequados para celebração de missas, realização de batizados, para catequizar suas crianças, para reuniões de formação religiosa, eventos culturais, sociais e educacionais.

VALORES

Solidariedade, caridade, respeito, empatia, integração, diálogo.

CADASTRE-SE
LOCALIZAÇÃO

(19) 97132-2308

 

Rua Ministro Oscar Saraiva, 180, apto. 73, Jd. Paineiras

CEP 13092-342, Campinas, SP

CNPJ 09.419.071/0001-06

 

contato@aasda.org.br

© 2018 por AASDA todos os direitos reservados

Desenvolvido por